sábado, 19 de dezembro de 2009

Concurso de Composição Quarteto LIGNEA 2010

Quarteto LIGNEA seleciona peças até fevereiro de 2010

Vi na internet, há um tempinho, esse concurso que me chamou a atenção. Para quem interessar, segue abaixo o edital (retirado do site http://concurso.musicaerudita.com/). Visite também a home page do quarteto.



Concurso de Composição Quarteto LIGNEA 2010

(viola pomposa, violino, clarinete e fagote)

 

Redação final (dezembro de 2009).

Compositores brasileiros podem enviar obras inéditas escritas especialmente para este concurso. Formação do grupo: viola pomposa, violino, clarinete (em si bemol ou lá) e fagote.

Não há limites para número de inscrições por compositor. A viola pomposa é pentacorde e possui a afinação convencional da viola de orquestra acrescida de corda mi de violino.

Duração desejada da obra: entre 10 e 20 minutos.


PRAZO DE INSCRIÇÃO

até 22 de fevereiro de 2010 (valendo a data de postagem do SEDEX).


PREMIAÇÃO

As obras vencedoras serão incluídas no repertório do Quarteto para todos os projetos de apresentação na Europa e gravação em 2010. O recital da premiação será no Mosteiro de São Bento de Brasília. Não haverá premiação em dinheiro. As estreias europeias estão confirmadas com apoios internacionais.
A comissão é formada pelos membros do Quarteto: Felix Alonso (clarineta), Iracema Simon (fagote), Zoltan Paulinyi e Karla Oliveto (violinos). A comissão julgadora pode decidir não conceder todos os prêmios, ou criar e alterar os prêmios. Não se exclui a premiação de mais de uma obra de um mesmo compositor. A decisão da comissão julgadora é soberana e definitiva sobre qualquer item deste regulamento.

AVALIAÇÃO:

Critérios eliminatórios:
  1. Submissão da obra dentro das normas deste regulamento e com o formulário de inscrição devidamente preenchido e assinado.
  2. Clareza, correção e precisão de escrita. Legibilidade das partes, que deverão estar prontas para execução.
  3. Exequibilidade da composição. O grupo terá cerca de um mês para ensaiar, apresentar e gravar todo o repertório. Portanto, o nível técnico de exigência corresponde ao padrão médio de partes orquestrais.
Critérios classificatórios:
  1. originalidade e coerência artística da mensagem musical;
  2. qualidade artística e técnica do material enviado (incluindo edição das partes individuais)
A divulgação do resultado e programação oficial será por e-mail aos vencedores e pela internet, por meio do portal eletrônico deste concurso.
Nenhum material inscrito será devolvido: as partituras poderão ser doadas a centros de difusão cultural e bibliotecas nacionais ou internacionais.


FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Autorização de gravação
"O candidato aceita integralmente o regulamento do Prêmio de Composição do "Quarteto Lignea 2010". Qualquer falha no cumprimento deste regulamento implica na eliminação do candidato neste concurso, a qualquer tempo. O candidato declara que possui todos os direitos autorais relativos a esta obra e autoriza Zoltan Paulini, Karla Aléssio Oliveto, Felix Alonso Morales, Iracema Yrlanda Simon, residentes em Brasília e membros do Quarteto Lignea, a gravá-la e distribuí-la se for vencedora. Também permite a livre execução pública de sua obra pelo grupo até o final do ano de 2013."
Título da obra:
Nome do autor:
Data e local de nascimento:
Identidade:
CPF:
Endereço residencial:
Endereço para correspondência:
E-mail:
Homepage:
Telefones:
Celular:
Local, data e assinatura:

Anexar:
a) cópia autenticada da identidade;
b) 3 vias impressas da partitura e das partes. As partes individuais separadas devem estar prontas para execução.
c) CD-R contendo arquivo com a foto do compositor; arquivo-texto único com as notas de programa, análise sucinta da obra e breve “curriculum vitae”; arquivos PDF da partitura e das partes (verificar a inclusão de todas as fontes no arquivo gerado).
Enviar tudo por SEDEX para
Zoltan Paulinyi
Quarteto Lignea
Caixa Postal 9540
Brasília – DF
CEP 70.040-976

Quadrivium.LIGNEA@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário